segunda-feira, 25 de abril de 2011

Um Príncipe

Quero te contar um pouco da minha história. história recente que mudou a minha vida: Sou mãe. Sou mãe de um menino de 4meses que me surpreende com a sua capacidade de me amar e de precisar de mim. Como ele me ama! Meu príncipe olha pra mim e sorri. Meu príncipe olha pra mim e chora querendo comida, querendo colo, querendo um "cheirinho" no pescoço. E é tudo.

Sempre pensei que ter filho era muito bonito, mas não era pra mim. Eu não sabia que era capaz de amar tanto, de querer tanto uma pessoa como eu quero meu pequeno. Na páscoa, e quero te dizer que foi a primeira pásoa dele, cada chocolate que ele ganhou, cada presente que ele recebeu trouxe pra mim um sentimento tão novo de alegria, emoção, lágrima que eu não consigo nem te explicar. É... eu achei que esse amor não era pra mim, mas eu cheguei a conclusão que esse amor me salvou. Através desse amor revi minha vida, revi meus conceitos, meus valores e pude entender o tamanho do amor que a minha mãe sente por mim. É arrebatador esse sentimento!

Amor que muda a vida... o amor do meu filho me mudou. fez com que eu desejasse mudar o mundo pra ele. Fez com que eu desejasse ser melhor pra ele: melhor por dentro, melhor por fora. Fez com que eu desejasse amar mais, me importar mais, me envolver mais. Eu decidi mudar e vou também mudar tudo o que está a minha volta. Entre um chorinho e outro, entre uma mamada e outra eu escrevo pra você. Quero mover teu coração para que você se torne uma pessoa melhor. Quero que você saiba que o amor muda a vida. O amor do meu filho mudou a minha. A sua vida pode ser mudada.

Para isso, quero te dizer que não vou me conformar com a ordem das coisas que estão acontecendo. Pretendo transformá-las, renovando a minha cabeça e a sua também, para que possamos experimentar coisas muito especiais que podem nos mudar. Definitivamente.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Eles Passarão, Eu Passarinho

E as aulas começaram naquela escola. Os cacos físicos foram catados. tá tudo limpinho, lindo mesmo! Mas os corações em cacos continuam lá. As pessoas em pedaços compareceram, ajudando-se, "chorando-se", "morrendo-se". Vida que segue... talvez a vida siga pra mim, mas para quem foi ultrajado, agredido, ferido, roubado, a vida vai, no mínimo, demorar a seguir.

Você acha que eu estou pessimista? NÃO! quero mudar o mundo, já te falei. Estou meeesmo querendo fazer alguma coisa. Semana passada uma paciente, M.C.,  no auge dos seus 6 anos de graande sabedoria, disse: "Adri, semana que vem vamos comemorar o dia da terra. ninguém está fazendo nada. Podemos fazer um bolo para a terra aqui?" "Aqui", vale explicar, representa o consultório. Então está combinado: quarta tem festa para a terra com direito a bolo que ela vai levar. Os enfeites já fizemos semana passada. Quando retornei da licença maternidade, ela me recomendou: " leve fotos do seu filho. quero ver." Assim eu fiz. Fiquei surpresa quando ela abriu aquela bolsinha rosa da barbie e disse: " trouxe as fotos dos meus filhos também!" e me surpreendeu com fotos de 5 gatos, cada um com nomes moderníssimos, tipo, michael, happy, e por aí vai. Essa sábia "senhora" está fazendo alguma coisa pra mudar o mundo! Ama gatos como se eles fossem filhos, comemora o aniversário da terra como se fosse o dela...segue assim mudando o mundo.

Sexta passada fui a uma formatura do curso de letras da ufrj. ouvi coisas muito inteligentes, emocionantes até. Algumas coisas vou postar, assim que os autores permitam. Mas eu queria perguntar para aquelas pessoas: "o que vocês vão fazer para mudar o mundo?

E você? não quer saber o que EU vou fazer para mudar o mundo?

segunda-feira, 11 de abril de 2011

vivendo um dia de cada vez!

então aqui estou eu totalmente mergulhada nesse negócio de blog. resolvi ler algumas orientações sobre "como ser um bloggueiro" ou coisa parecida. credo! que coisa difícil! eu achei que eu ia chegar aqui, escrever o que eu sinto e pronto, mas nãaao!!! tem uma série de regras e políticas de boa vizinhança que a gente precisa seguir. ok! vamos lá! se eu pagar algum mico, já peço desculpas.

resolvi olhar outros blogs. cada um liiindo. arrumadinho, cheio de coisas legais. quero um blog bonito, mas ainda não sei fazer. aos poucos vou aprendendo.

quero te contar uma coisa: resolvi escrever porque fiquei muito mal com aquele massacre horroroso e como todas as pessoas que apenas assistiram, fiquei pensando não apenas naquelas vítimas, mas pensei também: "e se fosse comigo?". fazer isso nos dá a dimensão da dor. depois, veio a vontade de se colocar no lugar daquelas crianças, de sentir como se fosse uma delas aí eu VI o tamanho da dor!!! a escola que deveria ser um lugar de paz, de alegria, de construção de sonhos virou um pesadelo. mas a escola não se tornou um pesadelo por causa daquele desequilibrado. ela já se tornou destruidora de sonhos há muito tempo. esse finado rapaz não pode ser o responsável agora por matar os sonhos. os sonhos estão sendo mortos beeeem d-e-v-a-g-a-r, ano após ano, matando na unha o coração e a alma criativa de crianças e jovens. são muitos que matam, mas felizmente não são todos que morrem. os que ficam podem mudar o mundo ou desejar destruí-lo por vingança.

aproveito pra te dizer que no dia 2 de abril faleceu a professora helena carijó chafin, com 80 anos. a helena me ensinou muito quando resolvi trabalhar numa escola em que o desafio era criar um espaço de sonho e construção de conhecimento. a helena sabia fazer isso. de professora virei aprendiz e sonhei com ela, sonhei o sonho dela e renasci. helena morreu. mas o sonho que ela me ensinou a sonhar não vai morrer nunca. vai, helena! obrigada por fazer feliz um montão de gente que aprendeu a ser criança e a ser adulto contigo. teu exemplo fica comigo pra sempre!

falando de vida, falando de morte... existe uma coisa sem a outra???

sábado, 9 de abril de 2011

comecei!

quero escrever sobre vida! chega de falar de morte, de luto, de tristeza. quero falar de vida, de renovação, de transformação. quero mudar o mundo e sei o quanto parece idiota essa afirmação, mas preciso ter coragem para dizer isso e quero que você diga isso também. de tanto acharmos que isso é uma bobagem impossível, ficamos fechados em templos, escolas, empresas e não seguimos em busca de pessoas que se importem com a vida, com o outro e com o mundo.

escolhi como símbolo do meu blog uma orquídea. flor rara e delicada que "resolveu" nascer no meu apartamento, dentro de um vaso apertado na cozinha. exemplo de superação essa orquídea!!! quero isso pra mim! mesmo em condições adversas, nascer, brotar, desafiar o impossível e VIVER!

se você puder, fale comigo! vou aos poucos compartilhar com você o que sinto, o que penso e quero te ouvir. quem sabe um dia você desejou dizer "EU QUERO MUDAR O MUNDO" mas disse tão baixinho que ninguém ouviu? vamos agora gritar. eu comecei. agora vamos ecoar essa "maluquice"