segunda-feira, 11 de abril de 2011

vivendo um dia de cada vez!

então aqui estou eu totalmente mergulhada nesse negócio de blog. resolvi ler algumas orientações sobre "como ser um bloggueiro" ou coisa parecida. credo! que coisa difícil! eu achei que eu ia chegar aqui, escrever o que eu sinto e pronto, mas nãaao!!! tem uma série de regras e políticas de boa vizinhança que a gente precisa seguir. ok! vamos lá! se eu pagar algum mico, já peço desculpas.

resolvi olhar outros blogs. cada um liiindo. arrumadinho, cheio de coisas legais. quero um blog bonito, mas ainda não sei fazer. aos poucos vou aprendendo.

quero te contar uma coisa: resolvi escrever porque fiquei muito mal com aquele massacre horroroso e como todas as pessoas que apenas assistiram, fiquei pensando não apenas naquelas vítimas, mas pensei também: "e se fosse comigo?". fazer isso nos dá a dimensão da dor. depois, veio a vontade de se colocar no lugar daquelas crianças, de sentir como se fosse uma delas aí eu VI o tamanho da dor!!! a escola que deveria ser um lugar de paz, de alegria, de construção de sonhos virou um pesadelo. mas a escola não se tornou um pesadelo por causa daquele desequilibrado. ela já se tornou destruidora de sonhos há muito tempo. esse finado rapaz não pode ser o responsável agora por matar os sonhos. os sonhos estão sendo mortos beeeem d-e-v-a-g-a-r, ano após ano, matando na unha o coração e a alma criativa de crianças e jovens. são muitos que matam, mas felizmente não são todos que morrem. os que ficam podem mudar o mundo ou desejar destruí-lo por vingança.

aproveito pra te dizer que no dia 2 de abril faleceu a professora helena carijó chafin, com 80 anos. a helena me ensinou muito quando resolvi trabalhar numa escola em que o desafio era criar um espaço de sonho e construção de conhecimento. a helena sabia fazer isso. de professora virei aprendiz e sonhei com ela, sonhei o sonho dela e renasci. helena morreu. mas o sonho que ela me ensinou a sonhar não vai morrer nunca. vai, helena! obrigada por fazer feliz um montão de gente que aprendeu a ser criança e a ser adulto contigo. teu exemplo fica comigo pra sempre!

falando de vida, falando de morte... existe uma coisa sem a outra???

3 comentários:

  1. Helena...Grande pessoa...Grande mestra...São pessoas como ela que passam por nossas vidas e deixam sua marca...Helena deixou marcas, muitas!!Sou grata à Deus por ter me dado o privilégio de conhecê-la, trabalhar com ela, aprender com ela...Saudades...

    ResponderExcluir
  2. Helena, Helena, Helena...a mim ensinou tudo para ser a pessoa que sou hoje no que diz respeito a meu engajamento na educação...e era sempre aquele: _ Bom dia criança!..._Brinque levando a sério. _ Poxa...não liga não, planejar é p l a n e j a r mas se o plano não deu certo entra com a pedagogia da hora, aquela que vem do seu coração de criança...e assim passamos dias, semanas, meses, anos...levando a sério a brincadeira e quando não dava certo encaravamos a situação com o coração de criança...Aprendi com ela a esperar pelas respostas das crianças como quem espera a volta de viagem de um ente querido...cheia de esperanças, de expectativas boas, acreditando sempre que tudo vai dar certo.
    Uma pena, não pude me despedir e agradecer mas que bom que vc querida Adriana abriu este espaço.
    Tenho certeza que Deus está muito feliz com o retorno de sua filha tão ilustre.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Tb sou iniciante nesta área de blogs.

    E nem imagino quais sejam todos esses requisitos que o blogueiro precisa ter. rsss

    No entanto, já achei a sua página muito simpática e de muito bom gosto quanto ao visual escolhido!!

    E qto à educação é preciso que se faça tanta coisa, que nem sabemos mais por onde começar ! Pouca coisa funciona, nem mesmo a portaria da escola que não devia franquear ingresso a qualquer pessoa ao interior da mesma!

    Agora, fala-se em equipar as escolas com detectores de metal. Creio que se pelo menos o funcionário do portão funcionasse e ali houvesse um interfone ligado com a direção já era o bastante!

    ResponderExcluir